Técnico Especializado II- Psicólogo(a) - SASF - Parque do Carmo
Atuação: Serviço de Assistência Social à Família (SASF).
Seguir as normas estabelecidas no Código de Ética Profissional pelo Conselho de Classe.
Divulgar na comunidade o funcionamento do serviço como equipamento público da política de assistência social, em conjunto com a equipe e em apoio ao CRAS.
Responsabilizar-se pela referência e contra referência no atendimento aos usuários.
Realizar acolhida, atendimento individual e grupal, orientações e encaminhamentos a serviços da rede socioassistencial e demais políticas públicas, inclusive para obtenção de documentos, quando necessário.
Desenvolver reuniões socioeducativas e reuniões de convivência com grupos de famílias.
Organizar palestras, oficinas e atividades coletivas (eventos) com as famílias e a comunidade.
Manter prontuários em padrões adequados para análise e consulta dos demais técnicos e supervisor do CRAS, em qualquer tempo.
Manter controles diários e mensais com informações sobre as atividades desenvolvidas com os usuários e alimentar os sistemas de dados adotados pela SMADS.
Realizar avaliações sistemáticas das famílias, conforme metodologia de monitoramento e indicadores estabelecidos.
Identificar e encaminhar ao CRAS as demandas de famílias e indivíduos para o acesso a cadastramento em programas de transferência de renda, outros benefícios socioassistenciais e inserção na rede de proteção social.
Participar de reuniões de avaliação das atividades para manutenção ou redirecionamento.
Acompanhar as famílias com idosos ou pessoas com deficiência, em situação de agravo, que necessitem proteção social básica no domicílio, tendo como estratégia de ação a elaboração do Plano de Desenvolvimento do Usuário (PDU).
Atuar sistematicamente junto às famílias que se encontram em descumprimento de condicionalidades dos Programas de Transferência de Renda, monitorando os encaminhamentos para: matrícula e permanência dos filhos na escola e nos serviços socioeducativos, matrícula e permanência dos jovens e adultos nos programas de educação para jovens e adultos, cadastramento em serviços de atenção à saúde – Cartão SUS, manutenção da carteira de vacinação e controle de saúde; inscrição em programas habitacionais; acesso e atualização de documentos de identificação dos membros da família, tais como certidão de nascimento, registro geral, dentre outros.
Inscrição em programas da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, Centro de Apoio ao Trabalho.
Solicitação do Benefício de Prestação Continuada para idosos e pessoas com deficiência.
Participar de avaliação anual, com o gerente e o CRAS, para indicar as famílias a serem desligadas.
Participar de processos de capacitação continuada promovidos por SMADS ou pela organização.
Atender as demais demandas do processo de trabalho, conforme políticas, protocolos, manuais, normativas e regimentos institucionais.
Requisitos
Estudos
Valorizado
Experiência profissional
Benefícios
Sobre Santa Marcelina Saúde
A Congregação das Irmãs de Santa Marcelina foi fundada pelo Beato Luigi Biraghi em 1838, na Itália, motivado pelos valores éticos, humanitários e cristãos, por meio do amor e do exemplo educador. As Irmãs realizam sua missão nos continentes: americano, europeu e africano, presentes na Albânia, Benin, Brasil, Canadá, Inglaterra, Itália, México e Suíça. No Brasil, atuam em nove estados: Bahia, Brasília, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins.
Há mais de 60 anos, a Congregação é responsável pelo Santa Marcelina Saúde composto pela rede de 7 hospitais (Porto Velho-RO, Sapezal-MT, Itaquaquecetuba-SP, Cidade Tiradentes-SP, Itaim Paulista-SP, Itaquera-SP e São Bernardo do Campo-SP) e mais de 140 serviços de Atenção Primária à Saúde localizados na região leste do município de São Paulo. Tornou-se uma importante referência na prestação de serviços e pela atuação nos diferentes níveis de atenção à saúde, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), Convênios e Particulares.